Só mais um site Brasil Energia

Certificados de Energia impulsionam tendência sustentável

De acordo com dados do I-REC Service, até abril de  2019 foram emitidos 9.1 milhões de certificados. Um aumento de 85% em relação a 2018

Em se tratando de desenvolvimento sustentável, empresas de diversos setores no Brasil e no mundo já perceberam que é preciso ir além da busca incessante por crescimento financeiro. É necessário também se comprometer com questões socioambientais, com o futuro que querem deixar para as próximas gerações

Um bom exemplo disso é a crescente demanda por Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs), que possibilitam que empresas consumam energia elétrica advindas de fontes comprovadamente limpas e renováveis. Isso é ótimo, pois mostra a responsabilidade das companhias com a mudança de conduta no padrão de consumo energético.

Apesar de ser um produto recente no mercado de energia, a comercialização dos Certificados Internacionais de Energia Renovável cresceu de forma exponencial nos últimos anos. De acordo com dadosdo I-REC Service, até abril de  2019 foram emitidos 9.1 milhões de certificados. Um aumento de 85% em relação ao ano passado. A estimativa é que o ritmo de crescimento deste mercado continue a acelerar.

Quando se trata do volume de certificados emitidos, em comparação a outras nações, o Brasil fica atrás apenas da China. O país asiático emitiu 52% de certificados em 2018 enquanto nosso país emitiu 9,6%. Em seguida, aparecem Colômbia com 9,5% e Vietnã com 7,7% de certificados emitidos no período.

Embora a China esteja no topo do ranking mundial de emissões de I-RECs, é o Brasil que detém o maior número de usinas eólicas certificadas. São 102 usinas brasileira contra 74 usinas chinesas.

 

   

 

       

 

A Atlantic Energias Renováveis é um exemplo de atuação  nesse mercado de comercialização de energia. Em 2018, a empresa vendeu mais de 8 milhões de I-RECs para a Telefônica, companhia de destaque mundial no setor de comunicação. O contrato de longo prazo (5 anos) traz segurança e foi a primeira grande conquista da Comercializadora da Atlantic. Com isso, a Vivo, empresa da Telefônica, utiliza 100% da energia elétrica proveniente de fontes renováveis.

 

 

Para se ter uma ideia, dos 74 parques eólicos brasileiros com permissão para emitir I-RECs, 28 são da Atlantic. Cerca de 2.7 milhões de I-RECs são gerados anualmente por nossas usinas em operação. O objetivo agora é buscar contratos mais longos (10 a 15 anos) com empresas tanto no Brasil como no exterior.

O I-REC se tornou um produto de alto valor agregado de sustentabilidade e empresas preocupadas com questões ambientais aumentaram a procura pelos certificados. É uma mudança de comportamento empresarial importante, que se expande a cada dia e associa um enorme valor às marcas.

Você pode gostar também