Sign in
Sign in
Recover your password.
A password will be e-mailed to you.

Felipe Gonçalves
Felipe Gonçalves é superintendente de Pesquisa do Centro de Estudos em Energia da Fundação Getulio Vargas. Atualmente trabalhando em projetos de consultoria e P&D relacionados ao marco regulatório, desenho de mercado e modelos de negócios para a expansão das Energias Renováveis, Recursos Energéticos Distribuídos e o Gás Natural no Brasil.
A recente evolução do arcabouço regulatório para projetos de eólicas offshore cria o ambiente necessário para o aproveitamento do grande potencial do país, mas seus altos custos ainda podem representar um impacto no preço, já elevado, da energia elétrica para os consumidores. Com a perspectiva de redução de custos da tecnologia para os próximos anos, cabe a reflexão sobre o melhor momento de contratarmos.
Impacto das Térmicas Inflexíveis para a Geração Eólica
Colocar no setor elétrico a responsabilidade pela viabilidade do grande potencial de gás associado tem impacto econômico que transcende o aumento do custo médio de energia elétrica, com efeitos na cadeia produtiva da geração eólica instalada no Brasil. A estratégia de inserção do gás natural na matriz elétrica deve considerar prioritariamente os atributos de flexibilidade necessários para suportar a expansão das fontes renováveis.
Competitividade da Geração Eólica no Novo Modelo do Setor Elétrico
A aprovação do PLS 232/16 representa importante passo para o aprimoramento regulatório do setor elétrico impondo novos desafios para a indústria eólica no Brasil